Uma equipa de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia desenvolveu um mapa de Marte com uma resolução incrível de 5 metros por pixel. Cobre pelo menos 99,5 por cento da superfície do planeta. O mapa foi criado a partir de uma base de dados de 110.000 imagens captadas pelo Mars Reconnaissance Orbiter ao longo de 17 anos de observações.
O mapa é composto por 5,7 triliões de pixéis. A sua resolução é 20 vezes superior à dos mapas de Marte mais pormenorizados que existiam anteriormente. De acordo com os criadores, o mapa também oferece uma experiência de interação única. Por exemplo, com a ajuda de um controlo em forma de bola, é possível encontrar facilmente o ponto pretendido. Se necessário, o mapa pode ser ampliado para que o ecrã torne visíveis crateras e desfiladeiros, falésias e montanhas, dunas e até fragmentos de rochas individuais. Também é possível mudar a vista para que o mesmo terreno possa ser visto de lado e de cima.
Isto dá ao utilizador a impressão de que não está numa cadeira confortável em frente ao monitor, mas em Marte e está a fazer turismo.